Banner Logomarca

 

Home | Mapa do site | Fale Conosco

 

--------------------

 

Árvores Urbanas do DF

 
 
 
 
 ● Espécies Exóticas
 
 ● Frutíferas Comestíveis
 
 ● Espécies no Lugar Errado
 
 ● Leis Ambientais
 
 ● Links Úteis
 
 ● Fale Conosco
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Gomeira - (Espécie Nativa)

 

Gomeira

 Vochysia thyrsoidea Pohl

 

Sinonímias: não encontrado

 

Família: Vochysiacea.

 

Nomes comuns: gomeira, goma-arábica, árvorre-da-goma-arábica, gomeiro-de-minas, pau-d´água, pau-de-vinho, vinheiro-do-campo, árvore-do-vinho, goma-arábica-da-lagoa-santa, casca-doce, pau-de-goma.

 

Floração: outubro a fevereiro.

 

Frutificação: novembro a outubro.

 

Fitofisionomia: Cerradão, Cerrado sentido restrito, Campo de murunduns, Campo cerrado

 

Características gerais:

A Gomeira, espécie cuja altura máxima pode variar entre 4m e 11m, possui uma copa bastante irregular e uma constituição tortuosa típica das árvores do cerrado.  O tronco é tortuoso, com casca grossa e fissurada longitudinalmente. Apesar de possuir de médio a grande porte no Distrito Federal, em campos de grande altitude, a mesma espécie pode se apresentar como um simples arbusto. As folhas são glabras (sem pêlos), de aspecto duro e brilhante, verticalizadas e com a face inferior em um tom de verde mais claro que o da face superior. Os frutos são pequenos (até 4cm), secos e lenhosos. Quando maduros, estes frutos se abrem, expondo sementes aladas que podem ser facilmente dispersadas pelo vento. As inflorescências são amarelas e dão certa vida à lugubridade do resto da árvore. A exudação característica desta árvore (razão para o epíteto “Gomeira”) se assemelha à goma-arábica, sendo, no entanto, ainda mais adesiva. Esta goma é bastante apreciada por primatas. Estudos com a espécie demonstram que ela é acumuladora de alumínio.

 

 

 

Gomeira

 
     
     
 

Gomeira

 
     
     
  Gomeira  
         
         
  Gomeira  
         
         
     
 

Fontes:

 

ALMEIDA, de S.P; PROENÇA, C.E.B.; SANO, S.M.; RIBEIRO, J.P. Cerrado:espécies vegetais úteis. Planaltina-DF: Embrapa, 1998. 464 p.

 

França, F. 2010. Vochysiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB015321 , acessado em 04 de novembro de 2010.

 

LORENZI, H. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. v. 2. Nova Odessa: Plantarum, 2002. 352 p.

 

SILVA JÚNIOR, M. C. 100 árvores do cerrado: guia de campo. Brasília: Rede de Sementes do Cerrado, 2005. 278p.

 

UNB. Disponível em: http://vsites.unb.br/ib/ecl/docentes/Haridasan/Acumuladoras.pdf , acessado em 03 de novembro de 2010.

 
         
 
--------------------------------

Melhor visualizado com Internet Explorer 8.0 - Firefox  3.6 Google Chrome 6.0 ou  posteriores

Resolução  de 1024 x 768 32 Bits de cores

Webmaster:

Ivison Ramos

Logomarca

 
Home | Espécies Exóticas | Frutíferas Comestíveis | Espécies Lugar Errado | Leis Ambientais | Links Úteis | Fale Conosco