Banner Logomarca

 

Home | Mapa do site | Fale Conosco

 

--------------------

 

Árvores Urbanas do DF

 
 
 
 
 ● Espécies Exóticas
 
 ● Frutíferas Comestíveis
 
 ● Espécies no Lugar Errado
 
 ● Leis Ambientais
 
 ● Links Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cedro - (Espécie Nativa)

 

Cedro

Cedrela fissilis Vell.

 

Sinonímia: Cedrela brasiliensis A.Juss., Surenus fissilis (Vell.) O. Kunt., Cedrela barbata DC., Cedrela hirsuta DC., Cedrela longiflora DC., Cedrela regnelli DC.,Cedrela tubiflora Bert. Cedrela macrocarpa Ducke , Cedrela huberi Ducke, Cedrela elliptica Rizzini,

 

Família: Meliaceae.

 

Nomes comuns: cedro, cedro-rosa, cedro-vermelho,cedro-branco, cedro-batata, cedro-amarelo, cedro-cetim,cedro-da-várzea.

 

Floração: agosto a setembro.

 

Frutificação: junho a agosto.

 

Fitofisionomia: Florestas Semidecídua e Pluvial Atlântica.

 

Características gerais:

É uma árvore de grande porte, com altura que varia de 20m a 35m. É uma espécie elegante e imponente, com copa frondosa, tronco reto, com casca grossa e sulcada. As folhas são grandes, e uma característica marcante da espécie, é que quando estas se desprendem dos ramos, exalam um odor semelhante ao da cebola, bastante desagradável.  Por ser decídua, perde suas folhas no mês de maio, recebendo os frutos praticamente desfolhada, o que facilita a dispersão das sementes. As pequenas flores amarelas são delicadas e tímidas, bem discretas entre as folhagens. Os frutos lenhosos, marrons e rugosos abrem-se em cápsulas. As sementes são aladas em apenas um dos lados, com coloração que varia do bege ao avermelhado. Esta espécie possui madeira moderadamente pesada ,macia ao corte e durável em ambientes secos, costuma ser empregada na fabricação de compensados, molduras, esquadrias e móveis em geral. No paisagismo é muito apreciada por porte impetuoso, sendo recomendada para o plantio em parques, bosques e ruas largas, porém o plantio homogêneo deve ser evitado, devido ao ataque de brocas.

 

 

 

Cedro  
     
     
 

Cedro

 
     
     
 

Cedro

 
         
         
     
 

Fontes:

 

ALENCAR, F. O. C. C. et al. “Arborização Urbana no Distrito Federal: história e espécies do cerrado” – Brasília: Novacap, 2008. 387 p. : il. color.

 

SILVA JÚNIOR, M. C. 100 árvores do cerrado: guia de campo. Brasília: Rede de Sementes do Cerrado, 2005. 278p.

 

MARQUETE, N., VALENTE, M. da C. 2010. Combretaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB016896 , acessado em 08 de novembro de 2010.

 

 

   
 
--------------------------------

Melhor visualizado com Internet Explorer 8.0 - Firefox  3.6 Google Chrome 6.0 ou  posteriores

Resolução  de 1024 x 768 32 Bits de cores

Webmaster:

Ivison Ramos

Logomarca

 
Home | Espécies Exóticas | Frutíferas Comestíveis | Espécies Lugar Errado | Leis Ambientais | Links Úteis | Fale Conosco